ENCONTRO ABERTO DE MALABARISTAS MARCA PRESENÇA NO FESTIVAL DE CIRCO À CÉU ABERTO


Hoje (24) começam as apresentações do Festival de Circo à Céu Aberto, que acontecerão nas cidades de Recife (Parque da Jaqueira) e Olinda (Praça do Carmo) até o próximo domingo (28). O evento traz a proposta de apresentar espetáculos circenses gratuitamente, em espaços públicos, dando ênfase ao trabalho do artista de rua e garantindo que qualquer pessoa possa prestigiar os grupos participantes.

Para participar do Festival, o Núcleo de Pesquisas Malabarísticas (NPM) trará o Encontro Aberto de Malabarismo, que acontece a cada 15 dias (sempre aos domingos), no Parque Dona Lindu. Especialmente para essa festividade, os malabaristas deverão se reunir a partir das 13h30 na Praça do Carmo, em Olinda, no dia 28, no encerramento do evento. Qualquer um poderá participar, entre praticantes, profissionais, e interessados.

O Encontro será realizado no Festival devido a uma parceria do NPM, com a Produção do Evento e a Empresa DYM de artigos circenses, que vem com o intuito de fortalecer laços construtivos no cenário do circo recifense. Segundo Wally Garrett, idealizador do NPM, a reunião de malabaristas é realizada com o intuito de solidificar a arte. “Penso em plantar sementes para que possamos na próxima década termos, aqui em Recife, referenciais fortes do malabarismo brasileiro, surgidos dentro da região Nordeste”, explica.

Wally ainda deixa clara, a sua vontade de que o encontro de malabaristas possa tornar-se um dos maiores e mais conhecidos do país, trazendo artistas para conhece-lo e abrindo mais espaço na cena cultural da cidade. “Isso seria minimamente digno à maravilhosa Recife e toda a sua ‘culturalidade’, que está impregnada em cada metro quadrado”, completa. O encontro aberto de malabaristas é uma alternativa do NPM para garantir, ao público, uma maior acessibilidade a informações.


NPM – O Núcleo de Pesquisas Malabarísticas tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas variadas dentro do universo do malabarismo e suas vertentes. Surgiu em 2013 e foi idealizado pelo artista Wally Garrett, como alternativa a escarces de instrumentos de estudos e aprofundamento das técnicas relacionadas à área na região Nordeste. É o primeiro núcleo do seguimento no Brasil, e irá possibilitar a evolução técnica e teórica de artistas e grupos locais, para o surgimento de referências malabarísticas de nível nacional, através de workshops e um constante intercâmbio do núcleo, com os principais nomes da cena circense, festivais e convenções.

Núcleo de Pesquisas Malabarísticas


Serviço

Encontro de Malabaristas
28 de abril, as 13h30
Praça do Carmo - Olinda

Compartilhar Google Plus

Autor - Fernanda Moneta

Jornalista / Fotografa ( que acredita na simplicidade e beleza que existe na cultura popular. )

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial