TEMA DA COLUNA: ESTÁ TUDO PADRONIZADO, ATÉ O EDITOR!



Pois é! O título expressa tudo o que sinto em alguns momentos que me encontro. Ser jornalista não é fácil, nem algo que as pessoas escolhem por status, é algo que se faz por amor. Somente por isso, embora haja tantos coitados se promovendo em cima disso.

A verdade, a total verdade é que não existe liberdade de escrita, nem liberdade de expressão. Se quer falar besteira ou cutucar o governo, tenha um bom argumento ou um bom advogado, pois a única coisa que ganhamos é processo criminal. Já em termos de liberdade de escrita, esqueça! Os editores mudam tanto seu texto que você quando vai ler no outro dia sua matéria, nem se conhece no texto, parece até que nem foi você que escreveu.

Isso acaba com a alma do texto e por consequência com a vontade do jornalista de escrever algo diferenciado. Pra que ter um diferencial se eles mudam tudo?

Não existe texto bom ou texto ruim, existe texto que não se enquadra no padrão do tal veículo, pois está tudo padronizado, até o editor. Isso é a pura verdade, não importa se é de um jornal grande ou de mídias sociais, todos querem que os jornalistas mantenha o texto padrão.
   
Eis a questão, ser formal ou descontraído? A outra verdade é que quando se escreve para outra pessoa ou uma empresa, não existe essa de ser descontraído. Você recebe uma tapinha nas costas e um: -  esta massa. Mas quando publica o texto, tá tudo diferente. Que Mídia livre é essa? 
Compartilhar Google Plus

Autor - Unknown

Jornalista / Fotografa ( que acredita na simplicidade e beleza que existe na cultura popular. )

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial