COBERTURA DA FEIRA JAPONESA


Texto por Nathalia Barros

Feira Japonesa / Créditos: Nathalia Barros
Durante os dias 20 e 30 de novembro, rolou pela cidade do Recife um festival que tinha como tema o Sumõ, e visava trazer ao público um aprofundamento maior em muitos movimentos culturais do Japão.

A abertura do festival ocorreu com a "Mostra de Cinema Japonês", nos dias 20 e 21, no Teatro Apolo, e que traziam os filmes “O Sumô, Suore Peleja”, “Bravo! Grande Batalha de Samurais” e “Vôo Feliz”, estando eles relacionados com a arte do Sumõ (luta tradicional Japonesa), e tema do festival.

Como evento principal das festividades, ocorreu no último domingo (25), no Clube Internacional do Recife, com custo de cinco reais (inteira) e dois e cinquenta (meia), a XVI Feira Japonesa, que anteriormente era realizada na praça do arsenal no Recife Antigo (mas visando à segurança e bem estar do público foi realizada a mudança de local).

Créditos: Nathalia Barros
Várias foram às atrações que valorizavam as tradições nipônicas, apresentações da dança Soran e Bon-Odori, o Kagami Biraki( desafio da  quebra do barril de sakê),lutas de Sumõ, Karaokê, Programação para fãs de Anime- Mangá (histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses),apresentação de grupos da música tradicional japonesa, apresentação de luta de Aikidô e Kendô, Concurso e desfiles de Yukata(roupa tradicional japonesa de festivais) e Cosplayer (pessoas que se fantasiam de seus heróis e personagens favoritos dos desenhos animados e historias em quadrinhos),Informativos sobre a cultura e o país com convidados e autoridades do Consulado do Japão, entre muitas outras.

Créditos: Nathalia Barros

O público da feira pode usufruir ainda, das deliciosas comidas orientais, passear pelas barracas, que ofereciam desde amuletos a as tradicionais Katana (espada de guerreiros da época imperial japonesa), e ainda aprender mais nos estandes e oficinas reservados as associações de IKEBANA (arte japonesa de arranjo de flores), BONSAI (cultivo das arvores bonsai), TEMARI (criação de bolas bordadas a mão) e ORIGAMI (arte de dobrar papel). O evento foi um sucesso e teve cerca de 10 mil pessoas.

E para aqueles que amam uma boa comida, ate o final do mês (30) no SENAC, estará ocorrendo o Festival de Gastronomia, que oferecerá palestras e oficinas com os temas; culinária caseira japonesa e TCHANKO NABE (comida tipicamente apreciada pelos lutadores de Sumô).

Compartilhar Google Plus

Autor - Blog Cultura Alternativa

Jornalista / Fotografa ( que acredita na simplicidade e beleza que existe na cultura popular. )

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial