CABELAÇO COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA

Créditos: Nathalia Verony
25 de julho é o dia em que se comemora o dia Internacional da Mulher Negra, pensando nisso várias mulheres de diferentes organizações se reuniram e formaram a campanha que foi intitulada como Cabelaço, onde o slogan é: “Solte seu cabelo e prenda seu racismo”. A intenção do manifesto é em luta do preconceito que existe em cima da mulher negra por ter cabelo crespo ou enrolado.

Os debates e manifestações comeram no dia 24. O local escolhido foi o Pátio de são Pedro. Porque lá? Bom, a Terça negra é um evento onde se comemora a cultura popular, onde a cultura negra tem seu espaço para mostrar ao público, suas músicas, suas danças. É um lugar de resistência, lugar de beleza afro e isso tudo não esta sendo valorizado pela prefeitura. Então é preciso chamar a atenção de todos para isso.

A semana segue e na quarta (25), o cabelaço comemora o dia Internacional da Mulher Negra com uma intervenção na praça ao lado do Shopping Tacaruna, com direito a carro de som com músicas africanas, cartazes que expressavam a indignação das mulheres em relação à sociedade racista e capitalista que exigem um padrão de beleza americanizado, onde quem tem cabelo crespo ou cacheado não se enquadra.
Créditos: Nathalia Verony
Entre cartazes espalhados pelo chão e latas que serviam de tambor para fazer barulho, foi deixado livre o microfone para que as mulheres presentes compartilhassem suas ideias, e para afirmar o orgulho que elas têm em ser negras e adeptas das religiões de matrizes africanas.
Créditos: Nathalia Verony
A intervenção se estendeu para dentro do Shopping Tacaruna, onde cada uma pagou um cartaz e se reuniram na praça de alimentação onde saíram de uma ponta a outra com cartazes na mão gritando “não” ao racismo e ao fim da ditadura do cabelo liso. Muitos ficaram assustados devido a não saber do que se tratava e outros até bateram palmas para o movimento Cabelaço.

A luta não para por ai e a semana de comemoração termina no Sábado (28), no Xinxim da Baiana, em Olinda, onde haverá exposições com a artista plástica Iris Regina, encontro literário com Ceça Axé, Mariana Reis, Pollyanne Carlos, Roda de mulheres capoeiristas, entre outras coisas. O horário previsto é 15hs.



Compartilhar Google Plus

Autor - Nathalia verony

Jornalista / Fotografa ( que acredita na simplicidade e beleza que existe na cultura popular. )

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial