FESTIVAL CONTINUUM 2012

Divulgação
Começa nesta sexta (23) a terceira edição do Continuum – Festival de arte e tecnologia doRecife, o evento segue até o dia 1 de abril.Serão oferecidas oficinas, mostra de games, experimentos sonoros, debates que acontecem no Shopping Paço Alfândega e Livraria Cultura, a entrada é gratuita.

O tema deste ano discute a obsolescência da tecnologia e suas consequências (em outras palavras é a relação com um produto que ainda está em boas condições mais é substituído por outro por ter uma tecnologia mais avançada). A intenção da programação é discutir o sentido do que é ultrapassado ou não.

Uma novidade desta edição é a apresentação de série de filmes da Vivo Arte.mov- Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis , foram realizados em diversas partes do Pais.

Nesta edição as oficinas apresentam os seguintes temas: Pure.Data, Infláveis, Tec-Tec – criação tecnológicas com teclados de computador, Máquina e código, Webrádio e Podcast, Metareciclagem, Controladores Diy ,Introdução ao live cinema. Mais informações:http://www.continuumfestival.com/continuum/2012/
Na mostra de games você pode passear pelos jogos clássicas até os mais novos em termos de tecnologia utilizando plataformas da Nintendo Wii, Super Nintendo, Atari , Playstation 3, até o Xbox 360.

Nos seminários os temas em foco serão: obsolescência da informação, Lixo eletrônico pode se transformar em arte?, Obsolescência do capitalismo, Reputação na rede e acontecem entre os dias 24,25 e 28 de março, na Livraria Cultura.


PROGRAMAÇÃO 2012

EXPOSIÇÕES
23 de março a 1º de abril – 10h às 22h - PAÇO ALFÂNDEGA

QWERTY / por Fernando Rabelo (BA)

Nesta instalação, os visitantes acionam projeções audiovisuais através do contato entre pares de cabos que possuem esponjas de aço em suas extremidades. Esses elementos, considerados de baixa tecnologia, aqui são utilizados para ironizar a imposição das tecnologias industriais que lucram com o "novo" e descartam o "velho". O nome da instalação vem do termo “QWERTY” utilizado inicialmente para caracterizar um dos primeiros padrões universais de layout de teclado em suas primeiras fileiras.

FUTURO DO PRETÉRITO / por Cristiano Figueiró (BA)

Uma tentativa de resposta ao mundo consumista infantil. Esta é a proposta desta instalação que recria um outro universo infantil que navega naturalmente entre tecnologia, música, diversão e liberdade. Usando brinquedos antigos como carrinhos de madeira e instrumentos musicais para crianças, “Futuro do Pretérito” inventa uma floresta/orquestra de sons onde as pessoas andam e interagem com diversos brinquedos/instrumentos

MOBILE CRASH / por Lucas Bambozzi (MG)

Mobile Crash é uma instalação composta por projeções que resultam num ambiente sonoro e visualmente imersivo formado por sucessão de pequenos loops audiovisuais. A ordem dos loops visuais podem ser modificadas pelo público, através de gestos e movimentos simples. As imagens consistem em sequências que registram a destruição sistemática (através de martelos) de produtos obsoletos como como disquetes floppy, fitas VHS, cartuchos de impressora, teclados de computador, impressoras e aparelhos celulares

BOOM SHAKALAKA / por Lucas Werhtien e Jaston Aston (BR/EUA)

De autoria do brasileiro Lucas Werthien e do americano Jaston Aston, Boom Shakalaka é uma obra de animação interativa que mistura uma variedade de interfaces de diferentes controles em uma grande projeção visual. Inspirados pelas máquinas do quadrinista americano Rube Golberg, a dupla construiu uma série de alavancas, placas sensíveis ao toque, botões, em uma engenharia complexa para executar tarefas simples - conduzir bolas vermelhas de um lado ao outro em um cenários repleto de obstáculos como em um game.

AINDA ESTÃO VIVOS / por Paulo Waisberg (MG)

Em uma pilha de monitores obsoletos e em variados estágios de deterioração, alguns ainda funcionam. Conectados a um PC aberto, através de um divisor de imagens, eles mostram em loop um olho piscando demonstrando assim os que ainda estão “vivos” e funcionando. Todos os cabos ficam expostos da maneira que foram ligados.

PROJETO GÊNESIS / por J. Azevedo (PE)

O “Projeto Gênesis” é mais do que uma instalação de objetos dispostos em formatos criativos. Seu autor, J. Azevedo pretende através dele conscientizar a todos sobre a importância da metareciclagem tecnológica. Com a montagem e a utilização de materiais diversos, a instalação apresenta uma ficção que tiveram como matéria-prima monitores, joysticks, consoles e eletrodomésticos usados.

CFA 2.0 / por Autom.ato e Sílvio Meira (PE)

O ponto de partida do novo projeto do Autom.ato data de meados de 1975, em uma feira de artes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos). Nesta epoca, um jovem aluno de engenharia criou uma obra a partir da programação em Fortran, com cartões perfurados de uma impressora IBM 1403, de tambor, que, suspensa no saguão, chamava atenção pelo ruído e movimento do formulário continuo suspenso no ar. O jovem estudante/artista: Silvio Meira. O nome da obra: “Computadores Fazem Arte”. Baseados exclusivamente nesse relato de memória, pois não sobraram vestígios históricos que o detalhem, o Autom.ato faz sua releitura dessa performance tendo agora a impressora, que apos todoss estes anos, se tornou obsoleta.

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA EM TRÊS ATOS Por Lucas Bambozzi, Jarbas Jácome, Paulo Beto – 1º/04 – 18h (Encerramento da Exposição)

Ato 1: Ilusão

A primeira parte da apresentação envolve uma experiência de mediação com o público: as pessoas que adentram o teatro são convidadas a deixar seus aparelhos celulares ligados. O público é incitado com textos projetados nas telas a mostrar os displays acesos voltados para cima. Uma câmera posicionada no alto do palco capta as luzes dos aparelhos e as transmite para uma tela. Lentamente, as ações dos “interatores” perdem efeito e as luzes projetadas ganham movimentos próprios, formando desenhos e padrões que respondem, agora, às pulsações da música.

Ato 2: Organização e Consumo

A segunda parte estabelece um diálogo progressivo entre as imagens projetadas nas telas brancas do fundo e as exibidas na tela preta vazada frontal. As imagens, antes abstratas, ganham contornos figurativos mais explícitos, remetendo a tentativas de constante ordenação e desconstrução. As imagens funcionam como padrões para o desencadeamento de sons (seja com base em formas geométricas, seja com base em relações de contraste ou mapeamento do movimento nas próprias imagens).

Ato 3: Determinação

As imagens desse ato consistem em sequências que registram a destruição sistemática (com um martelo) de uma série de produtos tecnológicos, a maioria deles obsoleta. Pode ser o desejo de muitos estar na cena segurando o martelo, em busca de alguma catarse, uma pequena vingança pelo fato de as pessoas consumirem tantos produtos tecnológicos que durarão muito pouco em sua vida. Mais de cem sequências são manipuladas com sincronismo de áudio e vídeo, em uma espécie de embate formado pelas duas telas brancas ao fundo.

SONORIDADES
24 de março e 1º de abril - PAÇO ALFÂNDEGA

24/03
18h30 - SInCoPA - ESPAÇO DE DIÁLOGO SONORO HOMEM-MÁQUINA / por Cristiano Figueiró (BA)
19h30 - GARGANTA / por Vivian Caccuri (RJ)

1º/04
17h - Dr. MIN E OS CONTROLADORES / por Rodrigo Minelli (MG)
19h - LIGALINGHA / por FONSECAF e 1mpar (MG)
20h - AUSÊNCIAS / por Telemuzik (SP)

OFICINAS
De 23 a 29 de março - PAÇO ALFÂNDEGA

PURE.DATA / por Cristiano Figueiró
23 e 24 de março – 14h às 18h

INFLÁVEIS / por Paulo Waisberg e Clarissa Neves
25 de março – das 14h às 18h

TEC-TEC – CRIAÇÕES TECNOLÓGICAS COM TECLADOS DE COMPUTADOR / por Fernando Rabello
26 e 27 de março – 13h às 19h

MÁQUINA E CÓDIGO / por Lucas Wheirthen e Jason Aston
30 de março – das 14h às 18h

WEBRADIO E PODCAST / por Jarmeson de Lima
28 e 29 de março - 14h às 17h

METARECICLAGEM / por J. Azevedo
29 de março – das 14h às 18h

CONTROLADORES DIY / por Henrique Rosco e Fabiano Fonseca
30 e 31 de março – das 14h às 18h

INTRODUÇÃO AO LIVE CINEMA / por Telemuzik (Dudu Tsuda, Marcus Bastos e Karina Montenegro)
31 de março – das 14h às 17h

MOSTRA DE GAMES

23 de março a 01 de abril - 10h às 22h
PAÇO ALFÂNDEGA (mostra permanente durante todos os dias do festival)

MOSTRA DE VIDEOS EM MÍDIAS MÓVEIS - (Evento Parceiro: Circuito Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis)

23 de março a 1º de abril - 10h às 22h - PAÇO ALFÂNDEGA (Exibição continua no espaço das exposições durante todos os dias do festival)

SEMINÁRIOS
24, 25 e 28 de março – LIVRARIA CULTURA

OBSOLESCÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 24/03 – 17h
LIXO ELETRÔNICO PODE SE TRANSFORMAR EM ARTE? - 25/03 – 17h
OBSOLESCÊNCIA DO CAPITALISMO – 28/03 – 17h
REPUTAÇÃO NA REDE - 28/03 – 19h
Compartilhar Google Plus

Autor - Blog Cultura Alternativa

Jornalista / Fotografa ( que acredita na simplicidade e beleza que existe na cultura popular. )

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial