CINE CHINELO NOPE

 
Dias 02 e 03 de dezembro acontece no Recife Antigo, o projeto Cine Chinelo NoPE.
O projeto consiste na exibição de curtas produzidos,mais expressamente ,em Pernambuco. A sessão intitulada caldo de cana começa ás 20hs , na Rua da Alfândega. Como é de costume quem quiser exibir seu curta pode entregar no bar do João,rua da moeda no horário das 17hs as 19hs.
Após as sessões o evento contará com shows. No primeiro dia(02) a banda ainda sem nome de acordo com os integrantes será criado o nome no evento  e no outro dia(03) Wassab e Sonic Junior.

O Cine Chinelo surgiu enquanto o pernambucano Gê Carvalho (Galego) morava em Niterói (RJ) como uma brincadeira para o então novo ciclo de amizade criado naquela cidade. No evento, quando feito entre quatro paredes, o público era composto por amigos e optavam por entrar de chinelo ou pagar uma prenda “cinematográfica-teatral” após a sessão.
A primeira vez no Recife, o Cine Chinelo, que ganhou o complemento “NoPE” para identificar e distinguir o novo núcleo “cine chinelesco”, aconteceu na garagem do edifício sem nome e sem número, em Candeias, onde morava o então idealizador. Um telão, um projetor e uma caixa de som fizeram muita gente parar numa rua qualquer, toda esburacada, para ver filmes de realizadores pernambucanos.
Após seis anos de realizações, na agitada Rua da Moeda, o Cine Chinelo NoPE é realizado hoje na Rua da Alfândega, no bairro do Recife Antigo por entre mesas, cadeira, amigos e ideias surgidas entre um filme e outro. O Cine Chinelo NoPE já é um evento esperado e desejado pelos realizadores de vídeos independentes, pelo público em geral, pelos donos de bares daquelas mediações e até por quem ainda nunca sentou numa cadeira ao ar livre e degustou o sabor de assistir, discutir e conhecer mais sobre cinema, de chinelo no pé.
O Cine Chinelo NoPE surgiu da reflexão que existe do potencial pernambucano para o audiovisual e que inspira constantemente o cenário independente. Tais obras são inspiradoras para aqueles que adquirem uma câmera digital e saem pelas ruas filmando sua cidade, seus costumes, seus medos, suas necessidades, suas ideias. No entanto, a maioria desses filmes são realizados e guardados nas gavetas ou no máximo, exibidos para os amigos e familiares. Já que os canais abertos de televisão possuem pouco espaço para à produção de audiovisual nacional, e quando se trata de filmes curtas-metragens independentes este espaço fica ainda mais restrito. Por isso, o Cine Chinelo NoPE firmou-se como canal de veiculação dessas produções, onde todos os anos o público  se programa para conhecer o que há de novo nos olhares pernambucanos.




Compartilhar Google Plus

Autor - Blog Cultura Alternativa

Jornalista / Fotografa ( que acredita na simplicidade e beleza que existe na cultura popular. )

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial